Um morador do Distrito de Pindaíbas, em Patos de Minas, vem enfrentando há alguns dias um prejuízo realmente de causar abalo. A rede de esgoto da comunidade estourou em sua propriedade e causou uma grande erosão no solo. Parte do muro já desabou e a residência dele está ameaçada. A Copasa diz que vai reparar a rede o mais breve possível, mas que a erosão não foi causada pela rede.

De acordo com o morador, Élio José da Mota, a rede de esgoto da Copasa da comunidade passa em sua propriedade. Segundo ele, o esgoto é lançado no córrego existente nas mediações. No entanto, a rede estourou há alguns dias e todo o dejeto vem sendo jogado na propriedade dele. Além do mau cheiro insuportável e de prejudicar a criação do gado, o problema causou uma grande erosão no terreno.

Indignado, Élio gravou um vídeo nessa quarta-feira (16) para mostrar toda a situação. As imagens mostram uma enorme cratera onde houve o dano à rede. Com o esgoto correndo a céu aberto, o solo foi se abatendo na propriedade, destruindo o pasto com enormes valetas e buracos, atingindo o espaço reservado para tratamento do gado, até chegar à residência dele. Parte do muro já desabou e pilares da varanda também se partiram.

O morador disse que já entrou em contato com a Copasa para resolver o problema, mas somente um funcionário foi ao local, não tomando as providências necessárias para recuperar a rede. Ele também cobrou que a empresa repare os danos causados pelo problema. Ele destacou que a situação tem afetado o psicológico de toda a família.

O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Copasa e recebeu o seguinte posicionamento: “A Copasa informa que equipes operacionais estiveram em Pindaíbas na quarta-feira (16/02) e constataram que a erosão no local é decorrente das fortes chuvas que atingiram a região. Nesta sexta-feira (18/02), técnicos da Companhia retornarão ao endereço para providenciar as medidas necessárias para recuperação da rede o mais breve possível. O morador também será contatado.

A Copasa orienta que, para agilizar o atendimento às demandas referentes ao abastecimento, esgotamento ou tarifação, os clientes devem registrar o endereço completo do imóvel nos canais de relacionamento, que são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. Site: www.copasa.com.br; aplicativo “Copasa Digital” ou central de atendimento telefônico, no número 115. Há ainda o WhatsApp da Copasa, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.”