A Copasa lança nesta terça-feira (09), às 14h, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Jardim Quebec, em Patos de Minas, o projeto Tecendo Histórias, que tem como objetivo capacitar mulheres idosas, especialmente aquelas que vivem em bairros periféricos da cidade. O foco é promover inclusão, fonte de renda e fortalecer a autonomia desse público.

O projeto integra o Programa Voluntários da Copasa e é financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), banco francês mais antigo do mundo. Neste projeto a Copasa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A iniciativa contará com aulas de artesanato que focarão no desenvolvimento de habilidades manuais e produção de peças de diferentes variedades. Com inscrições abertas e encerradas em agosto deste ano, duas turmas foram formadas. Os professores contratados são da Ganbatte, organização social que promove a diversidade como estratégia competitiva.

A capacitação tem carga horária total de 30 horas, distribuídas em aulas semanais no período de 10 semanas para até 10 participantes em cada turma. As aulas serão ministradas no próprio CRAS e serão concluídas em novembro.

Outros projetos também serão realizados no âmbito do Programa Voluntários da Copasa, voltados para o desenvolvimento social e geração de renda, no fim de setembro deste ano, em Belo Horizonte, onde o foco serão jovens em situação de vulnerabilidade social; e em Montes Claros, no início de 2026 que visa ofertar cursos de estética para mulheres adultas de bairros periféricos.