A ameaça de desabamento da centenária Matriz de Sant’Ana, no Distrito de Santana de Patos, no município de Patos de Minas, parece estar ficando no passado. Isso porque a ACEST, Associação Cultural e Educacional Santa Terezinha, entidade de Santana de Patos, começou a restaurar o imóvel que é tombado pelo patrimônio histórico e vinha há anos sofrendo com a ação corrosiva do tempo e da falta de manutenção.
De acordo com Alessander Freitas, Diretor da DIMEP- Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural- a igreja se encontra fechada há um bom tempo e, agora em 2022, as obras de restauração do bem se iniciaram. A interdição do bem para uso público começou em 2013 e, como não houve restauração, o bem permaneceu fechado.
Alessander informou que, nessa primeira fase do processo de restauração, estão sendo feitas obras de reforço estrutural. Homens já ergueram andaimes na suntuosa igreja para fazer esses primeiros reparos. “Apesar de a igreja ser um bem privado, a prefeitura tem uma responsabilidade compartilhada devido ao tombamento”, explicou.
Portanto, a Prefeitura de Patos de Minas, através da DIMEP, vem fornecendo apoio técnico, orientando assim, o processo de intervenção, além de aporte financeiro de R$ 100.000,00, feito no final do ano passado, e a disponibilização de mais R$ 75.000,00, no início desse ano para o processo de restauração da Igreja. Os recursos são do FUMPAC, Fundo Municipal de Patrimônio Cultural.
Apesar da participação da Prefeitura neste processo, a diretor afirmou que a responsável pela obra é a ACEST. O Patos Hoje tentou conversar com a presidente da entidade, Aline Faria, no entanto até a publicação desta reportagem não conseguimos resposta.
O engenheiro civil, Hélio Bosco, informou que Aline teria trabalhado de forma intensa nos últimos meses para angariar recursos para conseguir fazer a restauração. “Ela é advogada, natural de Santana e está fazendo doutorado no Rio de Janeiro. Mas vai em Santana sempre, lutando por esta reforma. Durante a fase crítica da Pandemia, ela ficou na casa dos pais em Santana, angariando fundos para a obra”, disse.
A Matriz de Sant’Ana representa um importante patrimônio cultural para o município de Patos de Minas. Ela foi edificada em meados do século XIX, sendo um patrimônio a céu aberto, que guarda valioso acervo de objetos e memórias importantes para a história de toda a região. Ela vinha sofrendo com as ações do tempo e até o muro de arrimo havia desabado.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]