O Paiolão ficou lotado para as duas palestras da noite.

O Paiolão do Parque de Exposições ficou lotado na noite dessa segunda-feira (27) para assistir à abertura da XI Edição do COMINE- Congresso Mineiro de Empreendedorismo. Duas palestras abriram o evento que vai até quinta-feira (30) quando haverá apresentação de trabalhos nas salas do UNIPAM.

O primeiro palestrante foi o filósofo Mário Sérgio Cortella. Com um currículo invejável, ele apresentou a palestra “Da oportunidade ao êxito”. Ele explicou que é necessário sair do óbvio para se atingir o crescimento e para isso é preciso ter mais iniciativa que é nada mais do que a capacidade de ação.

Ele citou como exemplo os americanos que procuram não fazer apenas o possível. “Quando você os pergunta o que farão, eles respondem: I will do my best”, argumentou. Com uma fala irretocável, o doutor em educação aproveitou para agradecer a chuva que caiu durante a palestra e chegou a pedir palmas. A reverência aconteceu mais devido à estiagem que passa o estado de São Paulo.

Voltando à palestra, o filósofo que também é escritor e professor falou sobre a atitude que as pessoas precisam tomar para conquistar o sonho. “Albert Einstein dizia: Tolice é fazer do mesmo jeito e esperar resultados diferentes”, citou. Ele também ressaltou a importância da internet e as mudanças que ela trouxe para a vida das pessoas.

Por fim, ele concluiu que acomodar é perecer e para se ter êxito é preciso buscar a oportunidade. “Quem sabe faz a hora não espera acontecer”, concluiu. Em seguida, foi a vez da apresentadora do programa “Carona”, Cecília Ribeiro. Ela falou sobre sua carreira, ressaltando que é preciso acreditar no que faz.

Nesta terça-feira (28), o COMINE terá mais duas atrações. Roberto Vascon apresentará a palestra “Nas asas de um sonho: Uma história que muda a vida e motiva a pensar”. Já a segunda palestra ficará por conta de Carlos Nunes com a peça teatral “Como empreender em tempos de buffet escasso”.

Na quarta-feira (29) é a vez de Luís Paulo Rosenberg, vice-presidente do Corinthians e um dos idealizadores da arena Corinthians. Ele vai abordar o tema “O que podemos aprender com o futebol? Ações mercadológicas do Corinthians”. Encerrando o ciclo de palestras, a bancada democrática do Alterosa Esporte, comandada por Leopoldo Siqueira abordará o tema “Empreendedorismo no futebol: a paixão move as massas”.

Na quinta-feira (30), o evento será realizado nas salas de aula do bloco F do UNIPAM, onde acontecerá  a apresentação de trabalhos científicos, a partir das 19h.

Autor: Farley Rocha