Os incêndios em Patos de Minas se multiplicaram nos últimos dias. Uma nuvem de fumaça no horizonte mudou a paisagem da cidade na manhã desta quarta-feira (10). Durante a tarde, mais uma queimada de grandes proporções no Distrito Industrial, na região da Cemil. O fogo assustou os moradores.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros que foram até o local por volta das 13h, a princípio, o incêndio aconteceu em vegetação em terrenos vagos, causando danos ao meio ambiente, mas sem vítimas. Moradores encaminharam vídeos mostrando a grande nuvem de fumaça preta que tomou conta do ar. A dimensão do fogo assustou os moradores.

Nesta quarta, os bombeiros também deram continuidade no combate de um incêndio em uma reserva do distrito de Sertãozinho município de Presidente Olegário, no local incêndio ameaçava uma área de produção de café. Com o emprego de ações diretas e indiretas o incêndio foi controlado e debelado. A área queimada somou 5 hectares de área de mata fechada (reserva).

E essa fumaça tem prejudicado a qualidade do ar em Patos de Minas. O Capitão Teles da Defesa Civil informou que a alteração na paisagem é justamente por causa do número de queimadas nesta época do ano. “A vegetação está seca, e as pessoas não respeitam as leis ambientais. Daí, surge essa fumaça densa, produzindo essa camada que incomoda a população”, disse. Ele pediu para as pessoas evitarem colocar fogo em matas ou pastagens, porque isso prejudica a qualidade do ar.

Além disso, ele alertou a população para a baixa umidade do ar, o que deve causar ainda mais incômodo. Ele orientou as pessoas a se hidratarem e usar roupas leves.