Um princípio de incêndio no Arquivo Municipal de Patos de Minas, localizado no bairro Santo Antônio, mobiliza o Corpo de Bombeiros no final da manhã desta terça-feira (18). Os próprios servidores tentaram conter as chamas, mas não conseguiram devido a grande quantidade de papeis existente no local.

A informação é de que as chamas se alastraram rapidamente e uma grande quantidade de fumaça tomou conta do lugar. Ainda não é possível precisar o que provocou o incêndio no órgão público que guarda parte do acervo público de Patos de Minas.

Os bombeiros utilizaram bastante água e conseguiram controlar o fogo. A sede do Arquivo Municipal passou por um processo resfriamento para evitar reignição das chamas. Só após o trabalho de rescaldo é que os servidores poderão acessar o local e contabilizar quais documentos foram consumidos pelas chamas.


Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Patos de Minas informou que o fogo começou às 11h20 na área externa da edificação, vindo a se alastrar para uma das salas do imóvel. Três servidores estavam no local e iniciaram o combate às chamas utilizando extintores.

“A agilidade dos bombeiros no atendimento ao chamado foi essencial para evitar maiores danos. As perdas completas serão contabilizadas ao longo dos próximos dias”, informou a nota, ressaltando que boa parte dos documentos queimados seriam descartados. Ninguém se feriu.

Arquivo Municipal

O Arquivo Municipal de Patos de Minas funciona na Rua Aristeu Pereira Cardoso, 197, desde 2018, e vale ressaltar que o imóvel possui AVCB. No local são guardados atualmente cerca de oito milhões de documentos relativos ao Executivo municipal, dos quais dois milhões já estavam digitalizados.