O Governo Federal anunciou esta semana a liberação de recursos para retomar cerca de 1,6 mil obras que estão paradas em diferentes partes do país. Cerca de R$ 2,7 bilhões serão destinados nesta medida, que pretende concluir pelo menos 1,1 mil obras em até quatro meses. Patos de Minas foi contemplada com R$ 9,8 milhões.
Os recursos são destinados para três projetos que já tinham sido aprovados e iniciados e aguardavam apenas a liberação dos recursos para serem concluídos. O primeiro deles é a construção do Parque Ecológico do Rio Paranaíba. A obra prevê a retirada de famílias localizadas em áreas de risco e a construção de Parque, com áreas de lazer ao longo dos bairros Jardim Paulistano, Vila Rosa, Nossa Senhora Aparecida, São Jose Operário, Santo Antônio e em área do Rio Paranaíba.
Também serão retomados projetos para resolver o problema da drenagem urbana de Patos de Minas. Segundo secretário municipal de planejamento, Virgílio Borges, um estudo realizado na cidade identificou as bacias hidrográficas do município. A partir daí foi realizado um projeto para resolver o problema da água pluvial.
O projeto de macrodrenagem urbana prevê a construção de galerias, microdrenagem e pavimentação de ruas e bacias de contenção. São dois projetos distintos que, segundo o secretário de planejamento, irá resolver em grande parte a questão do escoamento das águas das chuvas na cidade, pondo fim aos alagamentos.
Com liberação dos recursos por parte do Governo Federal, as obras já poderão ser iniciadas. Com relação à construção da galeria pluvial nas imediações do Unipam e a pavimentação da chamada estrada da Serrinha, que também estão paradas, o secretário informou que ainda não há uma definição para a retomada das obras.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]