Esta quarta-feira (14) é um dia especial para a Fundação Hemominas. O 14/06 é o dia Mundial do Doador de Sangue e além disso este mês é o “Junho Vermelho”, mês de conscientização sobre a doação de sangue. Diversas ações são desenvolvidas sobre a importância de doar sangue.

Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2005, a data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. O tema da campanha global este ano é “20 anos celebrando a generosidade: Muito obrigado, doadores de sangue! ”. O Dia Mundial também tem o objetivo de motivar mais pessoas a aderirem ao gesto solidário.

Em celebração a data, o Hemonúcleo de Patos de Minas deu uma caneca como forma de lembrancinha para cada doador. A caneca faz um convite para se tornar um doador fidelizado, fazendo a doação regularmente. Campanha que aparentemente deu certo já que houve uma mobilização de doadores, no Hemonúcleo de Patos de Minas.

“Durante o inverno a gente tem uma redução considerável no número de doadores, das pessoas que comparecem para doação, justamente pelo aumento das doenças respiratórias e a questão dos frios as pessoas diminuem a questão da doação. Não é somente na nossa cidade”, explicou Dagma Martinélia, Captadora do Hemonúcleo.

Em Patos de Minas os sangues dos tipos O+ e O- estão em baixa. O atendimento para captação acontece nas segundas-feiras, de 14h30 às 18h30, e de terças às sextas-feiras, de 7h às 11h.