A Festa de São Sebastião acontece todos os anos na comunidade de Monjolinho de Minas, distrito de Lagoa Formosa. Este ano, o evento começou no dia 13 e só terminou nesse domingo (22). Cavalos de todos os tipos puderam ser vistos na estrada que dá acesso à comunidade. A viagem dos cavaleiros e amazonas foi a maior festa.
Mas o que mais chamou a atenção foram os carros de boi. Mais de cem participaram de uma carreata até a festa. Aqueles que foram pela primeira vez à maior festa da comunidade ficaram vislumbrados com a cantiga dos carros. E as atrações não pararam por aí. Foram nove shows sertanejos que alegraram o grande público. Apesar da falta de energia nesse fim de semana, os participantes se divertiram.
A tradicional festa louva São Sebastião que foi um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana.
Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido.
Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado em 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.
Autor: Farley Rocha
Fonte:
Wikipédia
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]