Alunos e professores de 21 escolas públicas municipais e estaduais de Patos de Minas participaram neste sábado (13), da Feira de Educação Empreendedora e Cooperativismo. O evento é uma oportunidade para os estudantes apresentarem os projetos pedagógicos de empreendedorismo desenvolvidos nas instituições de ensino no primeiro semestre de 2024. A ação aconteceu das 8h às 12h, na praça da Avenida Getúlio Vargas, em frente à Catedral.

Promovida pelo Sebrae Minas, Secretaria Municipal de Educação de Patos (Semed), Superintendência Regional de Ensino, Sicoob Credicopa e Unipam, a Feira de Educação tem o objetivo de estimular o comportamento empreendedor e a cooperação entre os estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e os desafios da vida adulta. Centenas de estudantes, pais e professores participaram da feita.

O evento é fruto de um trabalho de cinco meses feito junto aos educadores e estudantes, por meio de capacitações do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Os projetos que serão expostos na Feira de Educação seguem a lógica de estimular o aluno a identificar problemas na sua comunidade escolar, e propor soluções com ideias criativas.

Através dos meios digitais, assunto que dominou a temática, eles apresentaram seus trabalhos para os avaliadores. Os alunos da E.M. José Paulo de Amorim, por exemplo, construíram uma biblioteca virtual para incentivar novos leitores e facilitar o acesso a livros. Mas teve também projetos para ajudar a aprendizagem dos alunos, aumentar a inclusão dos estudantes com deficiência, alimentação saudável, paz nas escolas, combate ao bullying, segurança no trânsito e muito mais.

“Há mais de dez anos, o Sebrae e as instituições parceiras atuam na cidade, fomentando os temas de empreendedorismo, cooperativismo e educação financeira nas escolas da rede pública. Acreditamos que a educação transforma, muitas vezes, as realidades de alunos em situação de vulnerabilidade”, destaca a analista do Sebrae Minas Jéssica Viana.