Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Patos de Minas tinha no final do ano passado pelo menos 123 pessoas vivendo em situação de rua. Esse número é bastante variável e desafia o poder público. Durante apresentação do balanço dos 100 primeiros dias do segundo mandato, o prefeito Luís Eduardo Falcão falou sobre as ações que estão sendo adotadas pela Administração Municipal para resolver esse grave problema.
Segundo o chefe do executivo, toda semana é feita uma abordagem social nos locais de aglomeração dos moradores em condição de rua, com a participação das secretárias de Desenvolvimento Social, de Saúde, de obras e também da Polícia Militar. Nessas abordagens, são oferecidos lugar pra tomar banho, dormir e pra se alimentar, emprego e passagem de volta para o lugar de origem. Falcão explicou, no entanto, as pessoas precisam querer.
Falcão disse que cerca de mil pessoas são enviadas para os seus lugares de origem todos os anos e explicou que o problema só não é maior por causa dessas ações. Ele justificou dizendo que o número crescente de moradores em situação de rua é um problema mundial, que ocorre inclusive em países de primeiro mundo, como nos Estados Unidos. “A Califórnia que é o Estado mais rico dos Estados Unidos, mais rico inclusive que o país nosso, o Brasil, tem o maior número de usuários de drogas nas ruas”, afirmou.
O chefe do executivo patense explicou que ainda não há uma solução para o problema. Segundo Falcão, são pessoas doentes, com o problema sério do vício em drogas e que só podem ser internadas se quiserem, uma vez que a legislação não permite a internação involuntária.
De acordo com o prefeito, a população pode ajudar não dando esmolas para essas pessoas. Falcão explicou que tudo que é oferecido é trocado por droga e que, portanto, ao dar dinheiro ou outra ajuda, essa pessoa vai estar contribuindo para manter o vício dessa pessoa.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]