A exposição de vasos sanitários “O futuro passa por aqui” tem o objetivo de conscientizar as pessoas para a importância do esgotamento sanitário. Os aparelhos chamam a atenção para mensagens contidas em painéis e nos próprios vasos sanitários que retratam a realidade do saneamento no Brasil e no mundo.
A exposição de vasos sanitários busca despertar a consciência crítica do cidadão sobre a importância do sistema de esgotamento sanitário para a saúde pública e preservação ambiental. Entre os temas abordados, constam informações sobre esgotamento sanitário e os benefícios de sua implantação, incidência de doenças causadas por condições inadequadas de saneamento, além dos cuidados que devem ser adotados para evitar danos às redes de esgoto.
O visitante da exposição vai conhecer os Vilões do Esgoto, personagens que representam os inimigos das redes: Bastão Implacável (cotonete), Doutor Seboso (fio de cabelo), Guimba do Mal (guimba de cigarro), Fio Maligno (fio dental), Viscoso (óleo de cozinha), Doutora Borrachuda (preservativo) e Nebulosa (nuvem carregada de água de chuva).
Problema frequente na rede de esgoto, o lixo lançado indevidamente nas ruas, cursos de água e pelos ralos e vasos sanitários traz transtornos à Copasa. Jogar lixo na rede de esgoto pode gerar contratempos como entupimentos, retorno do esgoto nos imóveis, além de elevar os custos do processo de tratamento.
Nesta manhã, a exposição de vasos recebeu a visita de estudantes de Patos de Minas. Eles voltaram para casa mais conscientes da importância do saneamento básico.
Curiosidades sobre o saneamento
• Uma válvula de descarga acionada por seis segundos gera o gasto de dez a 14 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Mantenha a válvula da descarga sempre regulada e conserte os vazamentos assim que eles forem notados.
• A cada R$ 1 investido em esgotamento sanitário, outros R$ 4 são economizados em despesas com saúde. (Fonte: Organização Mundial da Saúde, 2004)
• Por ano, em média 217 mil trabalhadores precisam afastar-se da função por causa de problemas de saúde ligados à falta de saneamento. A cada afastamento perdem-se 17 horas de trabalho. (Fonte: Trata Brasil/Fundação Getúlio Vargas, 2010)
• Estima-se que 1,5 milhões de crianças menores de 5 anos de idade morram a cada ano vítimas de doenças diarreicas causadas pelo saneamento inadequado (Fonte: Unicef).
• No Brasil, as doenças de transmissão feco-oral, especialmente as diarreias, representam em média mais de 80% das doenças relacionadas ao saneamento inadequado (Fonte: IBGE, 2012).
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]