Vereadores da Comissão de Urbanismo da Câmara e um grupo de corretores apresentaram ao executivo uma nova tabela.

O impasse sobre os valores dos imóveis e a cobrança do ITBI em Patos de Minas pode estar se aproximando do fim. Vereadores da Comissão de Urbanismo da Câmara e um grupo de corretores apresentaram ao executivo uma nova tabela de valores de imóveis no município para a cobrança do Imposto Sobre Transferência de Bens Imóveis.

A polêmica surgiu depois que a prefeita Beia Savassi assinou um decreto reajustando os valores dos imóveis em Patos de Minas. A mudança elevou muito os valores cobrados no imposto que é pago em toda negociação de imóveis. A Administração justificou a medida dizendo que os valores estavam muito abaixo do mercado.

O reajuste, no entanto, não agradou. Corretores e proprietários de imóveis afirmam que o aumento elevou os valores dos imóveis para muito além da realidade. A Câmara Municipal entrou na discussão e promoveu uma série de audiências. Os vereadores Amarildo Ferreira, Dalva Mota e Isaías Martins propuseram a criação de uma comissão para reavaliar os imóveis.

A nova tabela de preços elaborada pela comissão foi apresentada na última semana aos secretários Marcos André Alamy, do planejamento e Carlos Resende, de finanças e orçamento. Os representantes do executivo prometeram avaliar os novos valores e apresentar uma definição até esta segunda-feira (22).

Os vereadores estão otimistas. Eles esperam que o impasse seja resolvido de vez.

Autor: Maurício Rocha