Pacientes encaminhados para tratamento de câncer com radioterapia no Centro Oncológico AZ do Noroeste estão tendo que buscar outras alternativas. A unidade suspendeu os atendimentos na semana e deu férias coletivas para os funcionários. A redação do Patos Hoje recebeu relatos de que aquele Centro Oncológico enfrenta graves problemas de gestão, falta de medicamentos e atrasos salariais.
O Centro Oncológico AZ é responsável pelos atendimentos de quimioterapia e radioterapia para pacientes de Patos de Minas e das cidades da região, através de contrato assinado com a Prefeitura. Entretanto, a unidade de saúde vem descumprindo o contrato, segundo denúncias de acompanhantes de pacientes.
Entre os principais problemas relatados estão a falta de medicamentos essenciais para o tratamento de câncer, atrasos nos salários dos funcionários e a suspensão de benefícios. A situação tem gerado insegurança e indignação entre os pacientes, que dependem do serviço para dar continuidade aos seus tratamentos. Pacientes também têm presenciado a insatisfação dos profissionais durante a jornada de trabalho.
Ainda de acordo com relatos que chegaram à reportagem do Patos Hoje, a Cemig já esteve no local em diversas ocasiões para realizar o corte de energia elétrica, mas foi impedida por funcionários, que argumentaram que o centro atende pacientes em estado crítico, em pleno processo de tratamento.
Os problemas vêm se acumulando nos últimos meses. No final de 2024, o serviço de radioterapia ficou paralisado por mais de 30 dias, prejudicando não apenas os pacientes em tratamento, mas também aqueles que aguardavam na fila para iniciar o procedimento. Atualmente, o serviço está sem médico responsável, o que tem gerado ainda mais insegurança tanto para os pacientes em tratamento quanto para os que aguardam o tratamento.
A redação do Patos Hoje pediu um posicionamento à direção do Centro Oncológico AZ do Noroeste mas não recebeu retorno. A Santa Casa de Misericórdia, que á detentora do credenciamento para os serviços de oncologia junto ao Ministério da Saúde, informou que está acompanhando e situação e atuando para a correta prestação dos serviços para oferecer todo o apoio e acolhimento aos pacientes.
A Prefeitura encaminhou a seguinte nota: "A Prefeitura de Patos de Minas informa que o Centro Oncológico AZ é uma unidade de saúde privada, com gestão própria, que atua como prestadora de serviços ao município especificamente na oferta de radioterapia para pacientes com câncer. Diante do problema exposto, a prefeitura está tomando todas as providências cabíveis para que o Centro Oncológico AZ cumpra o que está previsto em contrato”, concluiu.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]