As celebrações do Dia de Nossa Senhora da Abadia começaram ainda na noite anterior. Milhares de fiéis se reuniram na porta da nova Basílica da padroeira, local de partida da Caminhada dos Peregrinos.  A romaria de 22 quilômetros em torno do anel viário começou há 11 anos e não para de crescer.

Este ano, os organizadores tiveram que montar uma grande estrutura para receber cerca de 15 mil devotos de Nossa Senhora da Abadia. Carros de apoio, pontos de apoio, Samu, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar participaram da mobilização. A rodovia foi interditada. Cansados da longa caminhada, os peregrinos que chegaram ainda de madrugada foram recebidos com uma mesa bastante farta de quitandas de todos os tipos, chás, café, leite e refrigerante.


Uma fila gigantesca se formou nas proximidades da Basílica, que agora possui um novo altar para que os devotos possam chegar até os pés da Santa. Ali eles fazem suas preces, pedidos e agradecimentos. Alguns deixam cartas, presentes e flores em agradecimento.

A Festa em Louvor a Nossa Senhora da Abadia cresceu tanto que passou a mobilizar sacerdotes de outras paróquias.  Ao longo da madrugada, as missas foram celebradas a cada uma hora. Ao longo do dia, uma celebração a cada duas horas. O encerramento da festa está marcado para as 16h.

Haverá celebração, coroação de Nossa Senhora da Abadia e uma procissão em homenagem a padroeira.