Se existe todo um cuidado com o patrimônio histórico no perímetro urbano, na zona rural de Patos de Minas imóveis centenários estão abandonados. Um exemplo é o casarão construído na praça da igreja de Santana de Patos. A estrutura em estilo colonial teria sido construída por escravos há mais de 100 anos e está caindo aos pedaços.
As paredes do casarão foram feitas de adobe e o piso de tábua corrida. O que chama a atenção, no entanto, são as escadarias e os muros feitos de pedras gigantescas. O imóvel faz parte do inventário do Patrimônio Histórico de Patos de Minas e esta parte da casa, por lei, deverá ser protegida.
O estado de conservação da casa, no entanto, preocupa. A maior parte do teto já desabou. O piso está apodrecendo e as paredes ameaçam cair. O mato cresce dentro dos cômodos. De acordo com o arquiteto da prefeitura, Alex Borges, mesmo se o casarão vier abaixo, as escadarias de pedra e os muros devem ser protegidos.
Além da perda de um bem histórico, a preocupação dos moradores é com o abandono do casarão. Eles reclamam que o lugar se transformou em morada de animais peçonhentos que são uma ameaça para todos. Eles pedem uma solução para o problema.
Autor: Farley Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]