Janeiro é o mês de cuidar da saúde mental. Em Patos de Minas, a Associação Amor Exigente em parceria com o grupo Mãos que Ajudam e com psicólogos da cidade desenvolve diversas ações de conscientização da população. Nesse final de semana foram realizadas blitz no centro da cidade e atividades educativas no Parque Municipal do Mocambo.
É a Campanha Janeiro Branco, criada em 2014, para evidenciar temas relacionados à saúde mental. Para os psicólogos, a saúde mental não está associada somente às doenças mentais. Uma boa qualidade de vida, que abrange relacionamento familiar e social, trabalho e comportamento no dia-a-dia são fatores que determinam uma boa saúde mental.
Segundo Wilson Papala, coordenador do Programa Amor Exigente, a qualidade de vida que vai determinar uma boa saúde mental, está baseada em quatro pilares, que são o amor próprio e controle emocional, convívio familiar e o trabalho e controle das finanças. “A gente quer prevenir a saúde mental analisando seus aspectos e sintomas”, explicou.
Durante as atividades, os profissionais também dão dicas para ter uma boa qualidade de vida. Segundo os profissionais da psicologia, tirar um tempo para o lazer, cultivar boas relações, praticar esportes, fazer uma alimentação saudável, dormir bem, se valorizar, se cuidar e se amar, buscar a capacitação profissional e administrar bem as finanças são fatores que poderão garantir uma boa saúde mental no futuro.
No próximo dia 29, o Programa Amor Exigente vai promover um grande encontro na Câmara Municipal de Patos de Minas para falar sobre saúde mental. O Seminário vai acontecer no período de 19h às 21h e a entrada é aberta ao público.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]