O trabalho do Corpo de Bombeiros não se limita a apagar incêndios ou resgatar vítimas de acidentes. Onde há risco para a vida das pessoas, lá estão os homens da corporação. Nessa quinta-feira (26), por exemplo, eles se mobilizaram para fazer a poda de árvores que ameaçavam a Escola Estadual Dona Guiomar de Melo.
Os pés de Álamo, plantados em frente a escola cresceram além da conta. As oito árvores alcançavam oito metros de altura. Com esta espécie não é adequada para o perímetro urbano, já que seus galhos e raízes tem pouca resistência, a direção da escola decidiu fazer o corte das árvores.
O trabalho, no entanto, exigiria cuidados. Se caíssem do lado errado, as árvores poderiam causar estragos na escola. O Corpo de Bombeiros interditou a rua e usou o caminhão da corporação para puxar os galhos. As árvores foram cortadas uma a uma, sem maiores transtornos.
O corte ou poda de árvores no perímetro urbano depende de autorização da Prefeitura. Em alguns casos, como para espécies nativas, por exemplo, é preciso também de autorização do IEF. Quando há prejuízo ao meio ambiente, os órgãos ambientais cobram uma compensação com o plantio de mudas de reposição.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]