Aposentados e trabalhadores afastados, que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), procuraram a reportagem do Patos Hoje para reclamar da demora da Crefisa na entrega de cartões. Eles afirmaram que estavam enfrentando filas desde segunda-feira (09) na expectativa de conseguir os cartões. Uma falha no sistema teria causado o atraso no atendimento.

Eliana Cristina, técnica em segurança do trabalho, está afastada temporariamente e teve o benefício do INSS aprovado. Ela contou que foi informada de que o dinheiro já estava disponível em uma conta aberta automaticamente na Crefisa, sendo necessário apenas comparecer ao ponto de atendimento, localizado na Rua Olegário Maciel, para ativar e retirar o cartão.

Segundo Eliana, desde segunda-feira (09), ela tem ido diariamente até o local, mas não foi atendida. Ela relatou que foi informada de que o sistema estava fora do ar, o que impossibilitava a liberação dos cartões.

Eliana não era a única na fila. Lívia Lima também enfrentou a mesma dificuldade. Ela contou que, nesta quarta-feira (11), retirou uma senha de atendimento, momento que o painel marcava o número 22. Como havia muitas pessoas na frente, ela resolveu dar uma volta pelo Centro para passar o tempo. Quando retornou, o painel ainda exibia o mesmo número.

Antônio Henrique relatou que está afastado do trabalho devido a um problema na coluna e que também enfrentou longas filas desde segunda-feira. Segundo ele, nem sempre conseguiu esperar até o final do atendimento, devido ao seu estado de saúde. Leonardo Pereira foi outro que aguardou por dias, acompanhado da esposa, para tentar sacar a aposentadoria. Ele demonstrou indignação com a situação.

De acordo com os entrevistados, o atendimento bancário estava previsto para começar às 9h, mas muitos chegaram antes para garantir lugar. No entanto, até por volta das 11h sistema ainda não havia voltado. Diante da frustração, eles chamaram a reportagem do Patos Hoje para denunciar o problema. Curiosamente, após a gravação da entrevista, o sistema voltou a funcionar e os cartões foram entregues.

O Patos Hoje procurou a Crefisa por meio do e-mail informado no site da instituição, mas até o fechamento desta reportagem, não obteve um posicionamento.