Técnicos da Cemig, com o apoio da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e do Procon Municipal, iniciaram nesta quinta-feira (08) um mutirão para a retirada de fios irregulares e clandestinos na rede de distribuição do município. A região central da cidade é a primeira a receber o serviço.

A equipe da Cemig juntamente com as equipes das empresas de telecom que possuem contrato de compartilhamento de postes estão atuando conjuntamente na Rua Major Gote entre a José de Santana e a General Osório, dos dois lados da pista, com o objetivo de retirar as fiações de telecomunicações que apresentam risco aos postes, além de caixas de internet clandestinas ou fora dos padrões de segurança. A equipe da Cemig também realizará fiscalização em 35 ruas abrangendo a região central da cidade para remoção de situações de risco.

Somente nas primeiras horas de serviço, uma pequena montanha de fios irregulares foi retirada. Esse trabalho, além de amenizar a poluição visual que o emaranhado de cabos provoca, também reduz o risco de acidentes. Recentemente, o Patos Hoje mostrou que um motociclista de Patos de Minas foi indenizado em virtude de um acidente causado por um cabo de uma operadora.

Segundo a Cemig, no primeiro trimestre deste ano, seus técnicos já vistoriaram mais de 12 mil postes e retiraram a fiação de 19 empresas que atuavam de forma clandestina em várias regiões do estado. Neste período, a Cemig já retirou 3,6 toneladas de fios irregulares em seus postes no estado de Minas Gerais, detalha o analista de Proteção da Receita, Rodrigo Eduardo Vilela de Almeida.

“Nos últimos meses, a companhia tem reforçado a notificação das empresas que operam de forma irregular e trabalhado em conjunto com os municípios para promover ações de conscientização que visam educar sobre os riscos e a necessidade de regularização”, afirma.

A Cemig também destaca que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 004/2014, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e 1.044/2022 da Aneel. Essas resoluções determinam que as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.

No primeiro trimestre deste ano, a Cemig já fez 12.938 mil notificações as empresas de telecomunicação no Estado de Minas Gerais, para que cada uma delas realize as adequações de suas redes dentro dos municípios em toda a sua área de concessão.