O desinteresse da população patense pelas vacinas contra a Dengue tem sido motivo de preocupação. As doses estão liberadas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, mas a procura está muito abaixo do esperado. E olha que Patos de Minas está vivendo talvez a maior epidemia de Dengue da história.

Em entrevista ao Patos Hoje, a secretária adjunta de saúde, Lilian Marinho, disse que o município recebeu 2.800 doses de vacina contra a Dengue. O público alvo estipulado pela pasta, que é de crianças de 10 a 14 anos, possui cerca de 6.600 pessoas na cidade, mas apenas 104 doses foram aplicadas até agora.

As doses de vacina contra a Dengue estão disponíveis em todas as unidades de saúde. Basta procurar a USF mais próxima de casa, levando o cartão de vacina. Patos de Minas já tem quase 20 mil casos notificados de Dengue neste ano de 2024 e quatro mortes confirmadas.

E o desinteresse pelas vacinas não ocorre somente com a Dengue. A vacina contra a gripe, que protege também contra o H1N1, também está sobrando nas geladeiras da Secretaria Municipal de Saúde. Tanto que a pasta decidiu ampliar a imunização para todos os públicos a partir de agora.

E atenção! No próximo sábado (18), haverá mais um dia “D” de multivacinação. Todas as unidades de saúde estarão abertas para que as pessoas de todas as idades completem o cartão de vacina.