Já teve um celular furtado ou roubado? Saiba que você não está sozinho. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou nesta quarta-feira (18), o Anuário da Segurança Pública 2023 do Estado. O levantamento mostra que esse tipo de crime caíu 19,4% no ano passado, mas os furtos e roubos de telefones celulares continuam preocupando.

O smartphone, conforme diagnóstico do anuário, é o objeto mais subtraído no estado, chegando a 37,5% do total dos registros em que houve identificação de itens. Dinheiro/moeda corrente fica com o segundo lugar, com 15,3%.

O que fazer quando o telefone é roubado?

O cidadão que teve o celular furtado ou roubado deve acionar a Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc). Por meio dela, os dados pessoais que estão no aparelho são protegidos (como fotos, senhas de banco e caminhos salvos de GPS) e, caso o celular seja encontrado pelas polícias, é possível fazer a devolução à vítima.

A Cbloc é, ainda, uma aliada da Segurança Pública do Estado. Isso porque, ao bloquear o aparelho, o item perde valor de mercado na receptação. Ou seja, o cidadão contribuiu com a desvalorização de uma das principais moedas de troca do crime.

Como fazer o bloqueio do celular

Para fazer o bloqueio do celular basta acessar https://cbloc.seguranca.mg.gov.br/.