Os vereadores da Comissão Parlamentar de Inquérito- CPI- que investiga a atuação da Copasa em Patos de Minas ouve nesta terça-feira (13) a ex-prefeita e também ex-vereadora de Patos de Minas Beia Savassi. Ela era a vice-prefeita na época da assinatura e tomou posse na chefia do poder executivo no ano seguinte.
No primeiro questionamento, Beia Savassi disse que não participou das tratativas que culminaram no acordo com a Companhia. Segundo ela, foi informada de forma genérica e só ficou sabendo mesmo da assinatura pela imprensa. Ela contou que, ao tomar posse, viu erros no acordo e tentou em Belo Horizonte muito desfazer o contrato, mas não conseguiu.
Segundo a ex-prefeita, seriam muitos milhões que o Município de Patos de Minas teria que pagar para a Copasa. Ela também informou que, ao ver que não iria conseguir desfazer o contrato, apertou a empresa e conseguiu que a Copasa realizasse a continuação da Avenida Fátima Porto e a restauração da Lagoa Grande e do Mocambo.
A depoente ainda contou que o município não tinha condições de realizar o serviço e realmente precisava de contratar a empresa para realizar o serviço. Com relação aos R$ 9 milhões pagos pela Copasa pela estrutura do esgoto, Beia disse que não usou o dinheiro porque ele já havia sido direcionado pelo Prefeito Antônio do Valle.
De acordo com Beia Savassi, durante seu mandato, a Copasa estava cumprindo o acordo e, quando perceberam que a empresa “amoleceu”, uma equipe técnica foi montada e seguiram até Belo Horizonte cobrar da empresa. Segundo ela, isso teria feito com que a empresa melhorasse na prestação dos serviços.
A ex-prefeita ponderou que a Prefeitura Municipal não consegue realizar os serviços de tratamento de água e esgoto e a população deve refletir muito sobre o rompimento. “Muitos tentaram e não conseguiram”, argumentou.
Com relação à nomeação do irmão Elmiro Nascimento para vice-presidente da Copasa, Beia Savassi confirmou que ele participou de reunião em Belo Horizonte, mas isso não tem nada a ver com o contrato celebrado com a Copasa. Ele foi convidado a ser vice-presidente da Copasa pelo Governador Aécio Neves, aceitou, mas ficou por pouco tempo, porque notou que vice não faz nada, por isso resolveu sair.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]