Estelionatários não se cansam de buscar meios para enganar as pessoas e ganhar dinheiro fácil. Com o avanço da tecnologia, os golpes utilizando meios digitais tem acontecido com muita frequência. Até mesmo o Pix, recém criado, tem sido utilizado por falsários para aplicar golpe. A orientação é para que as pessoas desconfiem de propostas vantajosas demais e nunca informe senhas ou mesmo dados pessoas para desconhecidos.

Agora, a Receita Federal também emitiu alerta para a utilização do nome do órgão por falsários. “Todos os anos, sobretudo no período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física - DIRPF, falsários se passam por servidores da Receita Federal com o intuito de tentar extrair dados fiscais e bancários dos contribuintes”, afirma o órgão.

Nesse sentido, a Receita Federal alerta para modalidade de golpe aplicada por meio de correspondências. A exemplo de golpes por e-mail, as cartas se intitulam "Intimação para regularização de dados cadastrais", são identificadas com o logotipo e o nome da Receita Federal e direcionam o destinatário para um endereço eletrônico que não pertence ao órgão. Tais correspondências são falsas e não são enviadas pela Receita Federal. Em caso de recebimento de carta anexa, despreze e não acesse o endereço eletrônico mencionado.

Os contribuintes que precisarem fazer alterações, regularizações e consultas cadastrais devem utilizar o site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br). O serviço está disponível no Centro Virtual de Atendimento – e-CAC apenas para o próprio contribuinte ou seus procuradores legalmente constituídos. Para utilizar o e-CAC, é necessário gerar um código de acesso ou possuir um certificado digital.