O Comandante do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros, Major Duarte, gravou um vídeo na tarde desta sexta-feira (10) se mostrando bastante preocupado com a incidência de queimadas que vem acontecendo no perímetro urbano e também na zona rural de Patos de Minas. Segundo ele, o mês de agosto teve um aumento de 40% de ocorrências em relação a esse mesmo período do ano passado. Com a escassez hídrica e a ausência das chuvas, ele teme que o mês de setembro seja ainda pior.
Segundo o Major Duarte, a situação na Capital do Milho está muito preocupante. Hoje a cidade amanheceu coberta por uma nuvem de fumaça o que levantou vários questionamentos e posicionamentos nas redes sociais. “Nós estamos atendendo há várias ocorrências na zona rural da cidade e por causa desses incêndios a fumaça migrou para o perímetro urbano fazendo com que todos percebessem a nuvem que encobriu a cidade” disse o militar.
O Major Duarte disse ainda que houve um aumento considerável no número de ocorrências de incêndios nesse mês de agosto em relação ao mesmo mês no ano passado e o mês de setembro pode ser ainda pior. “Nós tivemos um pico de ocorrências bastante elevado. Em relação ao mês de agosto do ano de 2020, o aumento foi de 40%” e isso nos preocupa bastante porque, se continuarmos sem chuva, nós teremos um mês de setembro ainda mais severo”.
Com as campanhas de prevenção realizadas pelo corpo de bombeiros, houve uma redução de ocorrências de incêndio em lotes vagos de aproximadamente 6%. “É importante ressaltar a atuação dos militares na proteção das áreas de preservação ambiental, como nossas equipes de vigilância conseguimos também diminuir a incidência de incêndios em áreas de preservação” disse ele.
O Comandante orienta que, até a chegada das chuvas a população precisa se conscientizar e ajudar não ateando fogo em lotes, áreas ambientais, margens de rodovia e etc... “Nós estamos colocando todo nosso esforço operacional à disposição para atendimento das ocorrências, muitas delas estão sendo atendidas pelo nosso pessoal e outras acabam superando a nossa capacidade, mas nós estamos nos esforçando ao máximo para atender a todas as ocorrências” finalizou o Comandante Major Duarte.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]