O professor Alan Santos de Oliveira, Ouvidor do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), foi eleito presidente do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários – FNOU. A eleição ocorreu durante o XII Encontro Nacional do FNOU, no período de 08 a 10 de agosto, na cidade de Vitória (ES).
Durante o encontro, o professor Alan Santos também apresentou os resultados parciais da pesquisa intitulada “Ouvidorias Universitárias na América Latina: uma análise comparativa de experiências entre Brasil e Chile”. Em abril de 2012, durante viagem à Santiago do Chile, o docente teve a oportunidade de visitar três universidades chilenas: Pontifícia Universidad Catolica de Chile, Universidad de Santiago de Chile e Universidad de Los Andes. A troca de experiências possibilitou a realização de um estudo comparativo, já sendo possível constatar que, no Brasil, há avanços significativos quanto à existência de meios e instrumentos que possibilitem a participação, a gestão coletiva, o controle e a fiscalização.
Ainda de acordo com o professor Alan Santos a pesquisa começou a ser desenvolvida no ano de 2011, logo após apresentação de um trabalho sobre Ouvidorias e Democracia, num congresso em São Paulo. “A Trajetória do Instituto do Ombudsman e das próprias Ouvidorias Universitárias, como instrumentos de apoio à democracia, tem alcançado excelentes resultados. Como exemplos mais recentes podemos citar o crescimento no número de pesquisas e produções científicas sobre este tema e, mais especificamente no caso brasileiro, a classificação da função de ouvidor com código próprio no Cadastro Brasileiro de Ocupações (CBO), cuja manutenção já está sendo realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE”, afirma o docente.
O trabalho, também apresentado em São Paulo, em 2011, intitulado “Ouvidorias Universitárias como Instrumentos de Promoção da Cidadania e da Democracia: Conexões, Rupturas e Desafios” foi adaptado e aprovado para publicação no livro “Ouvidoria Universitária no Brasil: 20 anos de Experiência”, uma produção em parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e a Editora Tribo da Ilha.
O Fórum Nacional de Ouvidores Universitários – FNOU foi fundado em 1999. Ao longo destes treze anos de atividades o fórum conta, atualmente, com a participação de mais de 100 Instituições de Educação Superior - IES, tanto da esfera pública como da particular, e vem agregando cada vez mais novos segmentos de ouvidorias, como é o caso de Ouvidorias Hospitalares e de Empresas Públicas.
A atual diretoria do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários – FNOU cumprirá dois anos de mandato (2012 – 2014) sendo assim composta:
Presidente: Alan Santos de Oliveira
Instituição: Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM
Vice-presidente: Arnaldo Podestá Júnior
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Secretária: Walkiria Riego Borges de Freitas
Instituição: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Extrema - FAEX
Vice-presidente (Região Centro-Oeste): Igor Rodrigues Vieira
Instituição: Universidade Federal de Goiás – UFG
Fonte: Assessoria de Comunicação do Unipam
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]