A Prefeitura de Patos de Minas criou mais uma ferramenta para facilitar o acesso das pessoas em situação de rua aos serviços de saúde. O Consultório na Rua já está funcionando na cidade. Trata-se de um consultório móvel, que é levado aos principais pontos de aglomeração desse público no município.
O serviço é diário, das 8h às 11h e das 12h às 16h, e segue escala mensal de atendimento (segunda a sexta-feira, sendo dias úteis). A equipe do Consultório na Rua é composta por técnico de enfermagem, enfermeiro, psicólogo e assistente social, envolvendo as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social.
Quando necessário, os profissionais desenvolvem ações em parceria com a unidade de Saúde da Família do território onde o paciente está no momento da assistência. Além disso, pode-se recorrer aos centros de Atenção Psicossocial (Caps) e aos serviços de urgência e emergência.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Patos de Minas tem atualmente pelo menos 123 pessoas vivendo em situação de rua. A estratégia Consultório na Rua integra a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecida pelo Ministério da Saúde.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]