A portaria do Instituto Estadual de Floresta que regulamenta o período de defeso dos peixes não terá alterações com relação ao ano passado. Os pescadores e frequentadores do Rio Paranaíba devem ficar atentos para evitar problemas na Piracema. No trecho que vai da nascente, passando por Patos de Minas, até o município de Lagamar, a pesca está totalmente proibida.

O período da Piracema teve início nessa segunda-feira (1º) e vai até o dia 28 de fevereiro de 2011. Além da proibição da pesca no Rio Paranaíba, a portaria também prevê restrições que devem ser observadas, caso contrário o pescador poderá incorrer em crime ambiental e sofrer pesadas multas.


Durante a piracema estão proibidas, também, a pesca embarcada e a captura de espécies nativas. Pode-se capturar espécies exóticas, alóctones ou híbridos, utilizando apenas linha, anzol, caniço, carretilha e molinete, somente do município de Lagamar para baixo. O pescador profissional não poderá fazer o uso de rede, tarrafa e espinhel.

Vale ressaltar que o Rio da Prata e o Rio Abaeté estão interditados para todos os tipos de pesca. Na bacia do Rio São Francisco está permitida a captura de 05 kg mais um exemplar de espécie exóticas, alóctones ou híbridos, por cada pescador amador em cada jornada de pesca.

Também é proibido o uso de rede e tarrafa pelo pescador profissional, exceto na represa de Três Marias, que é permitido ao pescador profissional a pesca embarcada, sem o limite de cota de espécies exóticas, alóctones ou híbridos, ficando proibida a pesca das espécies nativas.

A orientação da Polícia Militar de Meio Ambiente é para que as pessoas tomem conhecimento da portaria antes de seguir para as margens de Rios, Córregos e Lagos para praticar a pesca. O telefone do IEF em Patos de Minas é o 3822 3533.