Entre dezenas de toneladas de lixo produzidas diariamente pela população patense, muitos materiais podem ser reaproveitados. Plástico, papel, alumínio, ferro, tudo volta para a indústria para ser reutilizado. É aí que surgem os pontos de coleta de materiais recicláveis. Eles ajudam o meio ambiente, possibilitam que muita gente ganhe dinheiro, mas, dentro da cidade, se transformam em pesadelo para os vizinhos.

Em Patos de Minas, existem 7 pontos de coleta de materiais recicláveis. Em praticamente todos há reclamações de vizinhos. Na rua Minas Gerais, no bairro Santa Terezinha, o ponto de coleta foi montado bem ao lado de uma padaria. O proprietário teve que vedar o fundo para evitar problemas. Além disso, o trabalho de dedetização é realizado mensalmente.

Na padaria, o problema foi resolvido, mas os vizinhos continuam reclamando. Eles alegam que o Ponto de Coleta de Materiais Recicláveis é um criadouro de baratas e ratos que acabam invadindo as casas. Os moradores querem uma solução para o problema.

José Humberto Matos é o proprietário do Ponto de Coleta de Materiais recicláveis na rua Minas Gerais. Ele fez questão de mostrar o depósito e disse que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar que o local se transforme em criadouros de ratos e baratas.

José Humberto se defende. Ele disse que ratos e baratas existem em todo lugar e que o Ponto de Coleta de Materiais Recicláveis não pode ser responsabilizado sozinho por todo o problema. José Humberto garantiu, no entanto, que vai entrar em contato com os órgãos competentes para avaliar melhor o problema.