Quem passa todos os dias pela rua Laio Porto no bairro Bela Vista convive de perto com uma cena deprimente. Pombos agonizam até a morte em uma rede de pesca colocada no alto de um sobrado. Pessoas que preferiram não se identificar, para não criarem atrito com o dono da casa, disseram que situação se arrasta há dias e que, apesar dos chamados à Polícia Militar de Meio Ambiente, nada foi feito até agora.
De acordo com os moradores, os pombos pertenciam a um vizinho que se mudou. As aves então encontraram abrigo no sobrado. Para evitar que eles danificassem o imóvel, fazendo ninhos na lage, o proprietário instalou as redes de pesca ao redor do beiral. O que era para ser uma proteção, no entanto, acabou se transformando em uma impiedosa armadilha para as aves.
Ao tentar entrar na casa, os pombos ficam enroscados nos fios de nylon. Quando mais eles se esforçam para sair, mais presos ficam. O embate entre as aves e a rede de pesca é desigual e cruel. Eles passam dias tentando se desvencilhar dos fios, em uma luta que só termina com os pombos mortos pela exaustão.
É possível contar várias aves presas na rede. Algumas foram vencidas pelo cansaço e morreram. Os que estão soltos observam a agonia. O barulho que se ouve lá embaixo parece um lamento. “Os pombos causam doenças e transtornos, mas é de cortar o coração uma cena destas”, diz uma senhora que mora próxima ao local.
O sobrado tem vários apartamentos que são alugados e ninguém foi encontrado no local. Vizinhos disseram que já acionaram a Polícia Militar de Meio Ambiente e que nada foi feito até agora. Eles esperam uma solução para o problema.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]