Os jovens de hoje podem não conhecer, mas Patos de Minas já teve tradição em carnavais, com desfiles de escolas de samba, blocos e trio elétrico na rua. O Patos Hoje conseguiu resgatar imagens do Carnaval de 1989, que mostram como a folia arrastava milhares de pessoas para o centro da cidade para curtir a folia. Os vídeos foram cedidos por José Mauro Versiani, da produtora Stúdio Z.

O auge do Carnaval Patense aconteceu nas décadas de 70, 80 e 90 com o “Clubinho Carnavalesco do Povo”. Em cima do caminhão de coleta de lixo cedido pela Prefeitura, músicos da família Rassi, Marcinho Maciel, Braulio Porto, Jaime Wesley e mais algumas dezenas de voluntários animavam a multidão. “Nunca recebemos um centavo para os músicos, apenas a grana que a prefeitura dava para ornamentar o caminhão”, lembrou Marcos Rassi.

O Clubinho virou entidade e chegou a abrigar 200 membros. Eles mesmos criavam as músicas e, numa parceria com o Tonhão Andrade, produziram mais de 100 composições, algumas imortalizadas. Qual patense com mais de 40 anos nunca cantou o refrão “roubaram a bicicleta do Tonhão”.  Com tanto sucesso, o Clubinho comprou um caminhão e criou seu próprio trio elétrico.

“Cada dia saímos de um bairro da cidade, chamando o público para o centro. Chegamos a tocar oito horas por noite na confrontação da Major Gote com a Olegário Maciel. A incidência de violência era mínima”, disse Marcos Rassi que lembrou também dos desfiles das escolas de samba.

Com a Major Gote toda enfeitada, as escolas de samba abriam as noites de carnaval no centro de Patos de Minas. A cidade já chegou a ter quatro escolas de samba, mas as mais conhecidas eram a “Acadêmicos do Samba” e a “Muda Brasil”, que promoviam disputas acirradas pelo troféu de melhor escola. Os desfiles ocorreram até o início dos anos 2000.

O Carnaval de rua ainda durou mais alguns anos, mas também foi acabando aos poucos. O impasse sobre a realização da festa no centro da cidade, entre a Prefeitura e os comerciantes, fez com que a Folia mudasse de lugar algumas vezes e perdesse espaço ao longo do tempo. O último Carnaval de rua realizado em Patos de Minas foi no ano de 2015 na Praça Antônio Dias.