O Ministério Público Estadual está de olho nas empresas que prestam serviço de bota-fora de entulho em Patos de Minas. O grande problema é a sujeira que elas estão levando para área licenciadas para o descarte de restos de materiais de construção. Os caminhões da Prefeitura Municipal, também estão na lista e o município chegou a ser multado este mês.
Algumas empresas instalaram avisos nas caçambas e no ato da locação fazem as recomendações para evitar que o lixo seja misturado ao entulho. Mas é só andar pelas ruas de Patos de Minas para ver que o problema é mais grave do que parece. No interior das caçambas é possível encontrar desde plástico, papel e latas até móveis e eletrodomésticos.
O promotor de justiça, José Carlos de Oliveira Campos Júnior, curador do meio ambiente, esclarece que as caçambas só podem receber entulho de construção civil classe A, que são por exemplo tijolos, telhas, brita e areia. Ele explica que esse material é usado para recuperar voçorocas e poderá poluir o meio ambiente se tiver misturado ao lixo.
Segundo o promotor, entretanto, o maior problema vem da Prefeitura. José Carlos explica que a Administração Municipal não gera entulho e por isso seu material de descarte é tão nocivo ao meio ambiente. Galhos de árvore e restos de capina são os principais problemas.
Com relação às empresas de caçamba, algumas estão fazendo um trabalho de conscientização para evitar que a população misture lixo ao entulho.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]