O leite é amplamente considerado um dos alimentos mais completos na dieta humana, e não à toa, a vida já se inicia com o leite materno. Somos um dos seres vivos que mais consomem leite ao longo da vida, e conforme a fase de crescimento da criança, o leite materno é substituído por outras fontes de nutrientes, onde o leite de origem bovina possui destaque. Segundo a nutricionista Juliane Magalhães, o leite de vaca é “um alimento muito completo, porque tem carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais... E é um alimento fácil de consumir, de preparar, gostoso e que tem uma versatilidade muito grande”.
Um dos principais componentes do leite é a água, então, além das propriedades nutritivas, com alto teor proteico, ele ainda carrega o aspecto da hidratação. Outras propriedades de destaque do leite são:
• a presença de aminoácidos essenciais, importantes na construção muscular,
• rico em cálcio e fósforo, nutrientes mais importantes para a formação óssea e na contração muscular.
Falando especificamente sobre o leite pasteurizado, o nosso querido e tradicional leite de saquinho, ele tem como principal benefício a naturalidade de sua industrialização. Afinal, a pasteurização nada mais é do que um processo que elimina aquelas bactérias nocivas do leite e conserva os organismos benéficos, como os lactobacilos, que colonizam a nossa flora intestinal. E não é necessário ferver o leite de saquinho, pois o leite já passou por um processo de pasteurização, o que garante sua qualidade e a segurança de consumo, sem contar a garantia de consumir um produto totalmente natural.
Juliane conta que “a maioria das pessoas que vem ao consultório hoje buscam uma alimentação mais natural, sem conservantes, sem aditivos. Como nutricionista eu sempre priorizo o consumo do leite pasteurizado em casa.” Além disso, ela reforça que a uma alimentação saudável é fundamental para todos os indivíduos, e o leite pode ser um grande aliado nesse processo.
“Vemos por aí as dietas da moda, nessas informações disseminadas, pedindo para diminuir o consumo do leite, priorizando dietas sem lactose... E nós, como profissionais, estamos aqui para indicar o contrário: não abrir mão de consumir o leite, mas consumir de forma correta, de acordo com sua necessidade. Temos por exemplo o leite sem lactose, que é indicado para aqueles pacientes que tem uma certa intolerância.” Ela acrescenta: “Então cuidado, não vá substituindo o leite por outros produtos, sem antes ver se realmente é necessário para você”.
Nesse contexto, vemos que o leite pasteurizado é com certeza a forma mais saudável de consumir o leite. Faça o teste, coloque ele na dieta do seu dia a dia e descubra os benefícios!
Juliane Magalhães é nutricionista, formada em 2009 pelo Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. E desde então ela atua dessa área clínica, hospitalar e em consultório. Você pode encontrá-la no instagram pelo @julianenutri .
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]