Um aterro gigantesco está sendo construído às margens do Rio Paranaíba, nos fundos do bairro Santa Terezinha. A obra é realizada por moradores para proteger algumas residências que corriam risco de serem afetadas por deslizamentos de terra. O despejo de entulho no local, no entanto, já foi alvo de denúncias.
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – considera o aterro ilegal e prejudicial ao meio ambiente. Os membros do órgão alegam que o entulho depositado ali está causando sérios danos à mata ciliar. Além disso, a chuva pode levar o material para dentro do Rio Paranaíba.
Segundo o presidente do Codema, Ivanildo Alves, a própria Prefeitura é que está autorizando o despejo de entulho no local. Uma empreiteira que presta serviços ao município é que estaria fazendo o aterramento. O Conselho já denunciou o caso à Polícia Militar de Meio Ambiente e também ao Ministério Público.
A informação é de que os moradores afetados pela erosão no local já pediram à Prefeitura para construir um muro de arrimo no local, evitando assim que o entulho seja levado para dentro do Rio. Ivanildo informou que o Codema não recebeu nenhum projeto nesse sentido. Ele adiantou que o órgão não vai por dificuldade em aprovar um projeto que atenda as necessidades dos moradores e que não prejudique o meio ambiente. “ A nossa intenção é resolver o problema”, concluiu.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]