Um grupo de moradores do distrito de Santana de Patos foi até a Prefeitura de Patos de Minas nessa quinta-feira (11) para cobrar a retomada das obras de restauração da Igreja de Santana. O prefeito Pedro Lucas prometeu abrir licitação para um projeto no valor de R$ 240 mil que será executado em parceria com o Fundo Estadual de Cultura.
A Igreja Matriz de Santana de Patos foi construída em meados de 1820 e, apesar de ser a construção mais antiga do município, não recebeu os cuidados necessários. O prédio tombado pelo Patrimônio Histórico ameaça desabar e teve que ser interditado pelo Corpo de Bombeiros em fevereiro de 2013. Desde então, as missas são celebradas em local improvisado.
Entretanto, a reforma do telhado, que era a parte da Igreja que mais preocupava, já foi concluída. Segundo o arquiteto da prefeitura, Alex Borges, o projeto de combate a incêndio já foi elaborado e deverá ser apresentado nos próximos dias para a execução. A expectativa é de que as exigências do Corpo de Bombeiros sejam atendidas em um prazo de 30 dias, para que seja emitido o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB – permitindo assim que a Igreja seja reaberta a comunidade.
Durante o encontro com os moradores, o prefeito Pedro Lucas também prometeu retomar as obras de restauração da Igreja. O chefe do executivo informou que vai abrir uma licitação no valor de R$ 240 mil. Os recursos serão utilizados para a restauração do forro, sistema elétrico e a consolidação estrutural da construção.
As obras deverão ser iniciadas assim que o processo de licitação for concluído e a previsão é de que sejam concluídas em um prazo de quatro meses. Os moradores de Santana de Patos estão ansiosos para voltarem a utilizar a Igreja Matriz para realizar suas celebrações religiosas.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]