Pessoas de diversas cidade fizeram as provas do vestibular do UNIPAM.

O Centro Universitário de Patos de Minas recebeu no início da tarde deste domingo (18) um número recorde de candidatos aos cursos oferecidos pela faculdade. O vestibular 2013 do UNIPAM teve 5.415 estudantes inscritos de toda a região e de várias idades. Dentre milhares de jovens, o prefeito eleito, Pedro Lucas Rodrigues, compareceu para tentar uma vaga.

Com caneta e lápis nas mãos, Pedro Lucas entrou no portão principal da faculdade junto com milhares de jovens. O futuro prefeito de Patos de Minas contou que fez inscrição para o curso de direito. “Vim acompanhar os meninos, mas vou disputar uma vaga”, brincou. E sua tarefa não é fácil. O curso está entre os mais concorridos do UNIPAM.

Os coordenadores confirmaram que o curso de medicina mais uma vez foi o curso mais concorrido. Segundo a assessoria de comunicação, o curso teve 33 candidatos por vaga. “Inúmeras salas foram destinadas a candidatos ao curso de medicina”, contou um dos funcionários. Como nos outros anos, o segundo foi o curso de direito noturno que recebeu 5 candidatos por vaga.

Com tantas pessoas, o trânsito em torno do campus ficou realmente problemático. A Polícia Militar teve que controlar os carros na Rua Major Gote para evitar que houvesse congestionamento. Apesar de muitos terem que exercer a paciência, segundo o Sargento Vantuir, não houve problema maior e todos puderam chegar ao campus.

Muitas pessoas tiveram que correr para chegar a tempo de fazer as provas, mas a notícia é de que ninguém perdeu o vestibular por atraso. Esse ano, apenas os portões dos blocos foram fechados, sendo que os portões principais ficaram abertos. Pais de alunos tiveram acesso ao campus e passaram por palestras e orientações. Eles também puderem visitar o local onde os filhos passarão os próximos anos.

A assessoria de comunicação do UNIPAM informou que o aumento no número de candidatos se deu principalmente pelo reconhecimento da qualidade de ensino da instituição e também pelo número de bolsas de estudo que serão oferecidas em 2013. Serão mais de 10 milhões em bolsas de estudos, beneficiando cerca de 1500 alunos.

Para o próximo ano, foram disponibilizadas 2500 vagas em 26 cursos, sendo: Administração; Agronegócio; Agronomia; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Gestão Comercial; História; Jornalismo; Letras; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Pedagogia; Psicologia; Publicidade e Propaganda; Sistemas de Informação; Zootecnia.

Para o próximo ano, os diretores já anunciaram que mais cursos serão instalados para beneficiar ainda mais alunos.

Autor: Farley Rocha