A portaria que estabelece regras para a utilização do Passe Livre no transporte público de Patos de Minas já começou a surtir efeito. O mau comportamento tirou o benefício de 15 estudantes e os demais passaram a ser mais educados dentro dos ônibus. Cerca de 3 mil alunos utilizam o transporte coletivo gratuitamente na cidade.
Mesmo sem pagar passagem, os estudantes vinham causando sérios transtornos para o transporte público. As reclamações eram constantes e houve casos de estudantes derrubarem idosos, que arrancaram porta de ônibus, brigas e alunos que cuspiam nos bancos vazios do ônibus para sujar os passageiros que chegassem depois.
Foi preciso editar uma portaria para acabar com os abusos. Estudante que descumprir a regra perde o benefício por 30 dias. Em caso de reincidência, a gratuidade da passagem é suspensa por 90 dias. O estudante que for flagrado pela terceira vez ficará sem o benefício por um ano. E aquele que for flagrado pela quarta vez perderá o benefício definitivamente.
Os próprios usuários do transporte público e os professores auxiliam na fiscalização. Desde o lançamento da portaria, 15 estudantes foram flagrados em atitudes desrespeitosas e perderam o benefício, sendo que 11 estudantes continuam suspensos e quatro já recuperaram o cartão da gratuidade.
Eduardo Castanheira, diretor da concessionária do transporte coletivo, disse que os resultados alcançados até agora são positivos. Ele destacou, no entanto, que o trabalho de fiscalização terá continuidade e que os estudantes que desrespeitarem a portaria perderão o benefício.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]