As Marias Artesãs participaram, recentemente, de missão técnica do SEBRAE a Maria da Fé em Minas Gerais, com objetivo de conhecer o trabalho artesanal. A vice-presidente da Associação das Marias Artesãs, Marialda Coury informou que o roteiro incluiu visitas a ateliers de Domingos Tótora, Cabeça de Frade e Monti Cruz, artistas que se destacam até no exterior.
Integraram a Missão, 20 Marias Artesãs, acompanhadas por Jane Silveira e Marcelo Maia, ambos do Sebrae. Uma curiosidade que elas conheceram foi que o artesanato surgiu como alternativa de renda para as famílias rurais, num momento de crise da cultura da batata e trouxe nova qualidade de vida para os agricultores.
As artesãs conheceram ainda uma residência que mostrou a forma de receber e ofereceu um café com quitandas, doce leite, chocolate quente e muito mais. Visitaram também, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, obra-prima do século XX, com peças religiosas e afrescos na parede e que tem uma iluminação especial à base de velas. Outro ponto foi a visita à Cooperativa de Artesanato que conta com 50 associados e comercializa peças para os Estados Unidos, países da América do Sul e Europa.
Cada Maria trouxe de brinde o papel craft reciclado das fibras extraídas da bananeira e pigmentos naturais extraídos da terra, criando belos objetos para decoração.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]