Assim como o “Outubro Rosa” que alerta as mulheres para a prevenção ao câncer de mama e o “Novembro Azul” que chama a atenção dos homens para o câncer de próstata, a Organização das Nações Unidas lançou o “Maio Amarelo” para chamar a atenção da sociedade para o grande número de acidentes e mortes no trânsito. Este ano a campanha será realizada também em Patos de Minas.
A proposta do “Maio Amarelo” é envolver o poder público e a sociedade civil em uma grande campanha de conscientização dos usuários das vias públicas para reduzir os índices de acidentes. A ideia foi apresentada na manhã desta quinta-feira (10) na sede da Associação Comercial em Patos de Minas.
O Brasil é o quinto país no mundo com maior índice de mortes no trânsito. São cerca de 45 mil óbitos por ano nas vias brasileiras. Esse número é maior do que as mortes por câncer no país e até mesmo que os homicídios. Só no ano de 2013, o Sistema Único de Saúde registrou 171 mil internações de vítimas de acidentes, a maioria de motociclistas.
A intenção da campanha “Maio Amarelo” é mudar esta realidade. Em Patos de Minas, a intenção é fazer o lançamento no dia 1º de maio, dia do trabalhador, com um grande passeio ciclístico. A programação ainda vai incluir blitz educativa e missa em ação de graças pelas vítimas do trânsito.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]