Um país inteiro na frente da TV ou do computador para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. A enorme torcida verde e amarela promete parar para acompanhar o time de Dunga na luta pelo sexto título mundial na África do Sul. O compromisso com o trabalho não deverá ser problema. Órgãos públicos, agências bancárias e até o comércio deverá fechar as portas nos horários dos jogos.

O governador Antônio Augusto Anastasia publicou decreto estipulando um novo horário de funcionamento para os órgãos públicos estaduais durante os jogos da seleção brasileira. Nos dias em que os jogos se realizarem às 15h30, o expediente será de 8h00 às 14h00. Nos dias em que os jogos se realizarem às 11h00, o expediente será de 14:30 às 18h00.

A prefeita Béia Savassi também assinou decreto estipulando novo horário para funcionamento dos órgãos públicos municipais nos dias de jogos da seleção brasileira. Quando o jogo for às 15h30 horas, a Prefeitura vai funcionar de 8h da manhã às 14h. No dia em que os jogos forem realizados às 11h00 horas da manhã, o expediente será de 14h00 às 18 horas. Os serviços essenciais à população vão continuar funcionando.

As agências bancárias também vão interromper o funcionamento para que funcionários e correntistas possam torcer para a seleção brasileira. Nos dias em que os jogos forem às 15h30 horas, as agências vão abrir às 8h30 e fechar às 13h30. E quando o jogo for às 11h00 os bancos vão funcionar de 8h00 às 10h30 da manhã e de 13h30 às 15h30.

No comércio, não foi acertado horário especial para a Copa, ficando a cargo de cada empresário. Algumas empresas vão fazer novas escalas de trabalho para permitir que seus funcionários assistam aos jogos da seleção brasileira. Outras devem interromper o atendimento ao público durante as partidas do Brasil.

No país do futebol, os jovens nem sonham em ficar sem assistir aos jogos. As escolas públicas e particulares que não liberarem as crianças mais cedo vão instalar aparelhos de TV para que os estudantes acompanhem as partidas e torçam para a seleção.