A municipalização do trânsito de Patos de Minas ocorreu em 2012, mas só agora, depois de quatro anos é que a implantação ocorre de fato. No mês passado, a diretoria de trânsito concluiu o processo de licitação para a contratação da empresa que vai operar o sistema de multas e acaba de concluir o processo de implantação da Junta Administrativa de Recursos de Infração – JARI.
A JARI é um órgão colegiado que compõe o Sistema Nacional de Trânsito, ficando responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra as autuações de trânsito. Em Patos de Minas, a Junta será formada por três pessoas, que irão avaliar as defesas dos infratores e decidirem se a autuação será transformada em multa de trânsito.
Antes esse serviço era feito pelo Detran, mas o convênio foi encerrado no dia 30 de setembro de 2015. Por isso, muitas notificações feitas nos meses de outubro e novembro não foram lançadas no sistema e se perderam. Agora, com a conclusão do processo de implantação da JARI, os infratores flagrados nas ruas de Patos de Minas já vão começar a ser notificados.
Cerca de 100 tipos de multas de trânsito passarão a ser processadas em âmbito municipal, como estacionamento em local proibido, avanço de sinal vermelho e de parada obrigatória. A Junta Administrativa de Recursos de Infrações de Trânsito funcionará na rua Vereador João Pacheco, anexa à Diretoria de Trânsito, na Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]