O eclipse na tarde desta segunda-feira (14) cobriu parte do sol no céu de Patos de Minas. O alinhamento Sol-Lua-Terra aconteceu por volta das 13h00 e cobriu menos da metade do astro. Imagens feitas com filtro mostram como foi o eclipse na Capital do Milho.
O operador das câmeras da BRAMON, a Rede Brasileira de Observação de Meteoros, Ivan Soares, registrou fotos do fenômeno. Ele capturou as imagens do Observatório IDS, no bairro Jardim Europa. “A primeira imagem foi às 13h28, no entanto o eclipse começou um pouco antes”, informou.
Ele disse que usou um filtro de soldador 14 e uma câmera Sansung kzoom para fazer as imagens. Muitas pessoas ficaram sem apreciar o fenômeno, já que era preciso um equipamento apropriado para a observação. Os especialistas já haviam explicado que olhar diretamente para o sol pode prejudicar a visão.
Gilberto Dumont, Diretor do Observatório Dumont e Especialista em Ensino de Astronomia, também registrou imagens do eclipse. As fotos foram feitas utilizando um telescópio de 200mm de abertura com câmera Canon acoplada. Ele explicou que, como o Sol estava muito quente, teve que tapar o telescópio, mas a câmera ligou o sensor de temperatura alta.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]