O reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, também esteve em Patos de Minas para assinar a escritura de aquisição.
Diretores do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro concretizaram a compra do imóvel onde funcionava a Sespa nesta sexta-feira (30). Autoridades que lutaram para a implantação do instituto em Patos de Minas participaram do registro da escritura. O imóvel foi adquirido por mais de seis milhões de reais.

O diretor do campus, Weverson Silva Morais, contou que, com a aquisição do imóvel, provavelmente o instituto já começa a funcionar no meio do próximo ano. Ele informou que não vai começar imediatamente porque há necessidade de se fazer algumas licitações para compra de móveis e também para a realização de adaptações no prédio.

Ele também informou sobre a necessidade da contratação de professores que deverá ser feita através de concurso e isso exige um pouco de tempo. Sobre os cursos, o diretor disse que, primeiramente, um curso a nível médio e em tempo integral deverá ser instalado. Depois, gradativamente, os outros cursos serão oferecidos.

O estudo a respeito da necessidade da região ainda não foi concluído, mas ele contou que poderão ser implantados cursos de eletrotécnica, de alimentos, de edificações, informática ou mineração. A previsão é de que a pesquisa seja concluída nos próximos dias. Ele ressaltou que um curso superior nestas áreas também pode ser implantado.

O reitor do IFTM, Roberto Gil Rodrigues Almeida, também esteve em Patos de Minas para assinar a escritura de aquisição. Ele contou que o imóvel de cerca de 3.300 m2 de área construída e 22 hectares foi escolhido junto com o departamento de engenharia do instituto e o que mais contribuiu foi porque o prédio já está pronto e atende muito bem ao IFTM.

Ele ressaltou que o prédio é muito maior do que outros campi implantados na região. O valor total de compra foi de R$6.191.247,71. O campus que também conta com um estacionamento de 4 mil m2 fica situado na BR 365 próximo ao Trevo da Pipoca. “Em 3 anos de funcionamento, ele deverá abrigar 1200 alunos”, informou.

O deputado federal, Antônio Andrade, uma das autoridades que viabilizaram a instalação do IFTM em Patos de Minas, falou sobre a importância da conquista para a cidade. Ele contou que o instituto é comparado a uma universidade federal e vai proporcionar um grande crescimento econômico para o município.

Autor: Farley Rocha