A Hemominas de Patos de Minas promove, neste sábado (5), campanha para cadastramento de doadores de medula óssea na cidade de Carmo do Paranaíba. A iniciativa é uma parceria do Núcleo Regional de Patos de Minas com a prefeitura, Secretaria Municipal de Saúde, Agência Transfusional e Vigilância Epidemiológica Municipal de Carmo do Paranaíba.

É a primeira vez que o núcleo cadastra candidatos à doação de medula, naquela cidade, com a expectativa de atender aproximadamente 300 pessoas. A equipe da Hemominas estará presente na Policlínica Municipal de Saúde, rua Atanásio dos Santos, s.n., bairro JK, das 8h às 13h.

Critérios

O candidato à doação de medula óssea deve ter entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças, como as infecciosas ou as hematológicas. No dia da coleta, a pessoa recebe todos os esclarecimentos sobre o processo de doação e, em seguida, doa uma pequena amostra de sangue (cerca de 5 ml), que será submetida ao exame de classificação da medula (HLA) e enviado ao Redome (Registro Nacional de Medula Óssea). Quando surgir compatibilidade do doador com algum dos pacientes que aguardam o transplante, novos procedimentos vão garantir a efetivação da doação.

No momento do cadastro, é indispensável apresentação da carteira de identidade ou da carteira de trabalho. Para a doação da amostra de sangue, o doador assina um Termo de Consentimento, onde os dados cadastrais, o resultado da tipagem HLA e os outros resultados dos exames de Histocompatibilidade/Imunogenética serão incluídos no Redome, coordenado pelo Laboratório de Imunogenética do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da saúde. Mais informações no Núcleo Regional de Patos de Minas (34) 3822-9646.