Como acontece todos os anos, centenas de devotos dos Santos Reis deixaram suas casas neste fim de semana para participarem de uma das mais tradicionais festas religiosas da região, a Folia de Reis da comunidade de Pião, no município de Lagoa Formosa. Um batalhão de voluntários se uniu para preparar o almoço e a sobremesa. Os convidados começaram a chegar bem cedo e só foram embora com o pôr do sol.
A Festa de Reis da comunidade de Pião foi criada na década de 60 por Sá Rita, velha do tempo dos escravos, religiosa e devota dos três reis santos. Todos os anos, ela rezava e celebrava a festa, fazendo campanhas e conquistando novos devotos. Quando já não aguentava mais o peso da idade, Sá Rita passou um galho de flor simbólico que deu origem à coroa e manteve viva a tradição até hoje.
A Festa da Comunidade de Pião tem até sede própria. O Recanto Xande da Nenên foi construído na Fazenda Pião para abrigar os devotos de Santos Reis durante as comemorações. A enorme estrutura montada para a celebração já chegou a reunir mais de 3 mil pessoas em um único dia.
Este ano, os festeiros Jasmo e Cleusa Marques realizaram a 21ª edição da Festa de Reis da Comunidade de Pião. A Folia Sagrada Família do Capitão Tião Maricota abriu as celebrações. Do outro lado, voluntários trabalhavam na preparação da comida, se revezando no cuidado com as enormes panelas. Além da devoção, as festas de reis são conhecidas pela fartura.
Depois do almoço, mais cantoria de Folia de Reis para agradecer. Depois veio a sobremesa. Os convidados só foram embora de tardezinha ainda mais devotos dos três reis santos.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]