Os pais de alunos que procuram as melhores escolas públicas para matricularem seus filhos terão o trabalho facilitado por uma medida da Secretaria de Estado da Educação. A partir de agora, todas as escolas da rede pública estadual serão obrigadas a instalar placas informando o resultado alcançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. As placas estão sendo enviadas esta semana para as Superintendências Regionais de Ensino, que farão a entrega do material às escolas de sua abrangência.
As placas trazem o índice obtido pelas escolas naqueles níveis de ensino avaliados pelo Ideb. O índice é calculado ao fim de cada ciclo de ensino, gerando resultado para o 5º e 9º anos do ensino fundamental - que marcam, respectivamente, o fim dos anos iniciais e o último ano dos anos finais do ensino fundamental - e também há um Ideb para o 3º ano do ensino médio. No ensino médio, contudo, o índice é calculado de forma amostral e, por isso, não gera resultados por escola.
A orientação da Secretaria é que as placas sejam afixadas em locais de ampla visualização para o público externo e interno e sem excesso de sol ou chuva. Além disso, é imprescindível que todas as placas estejam devidamente instaladas até o retorno das aulas.
Além da instalação das placas com os resultados do Ideb, os desempenhos das escolas estaduais também podem ser consultados pela internet. Está disponível, no site da Secretaria, um ambiente virtual no qual o usuário pode ter acesso aos índices obtidos pela escola de seu interesse. Para acessar os resultados pela internet basta digitar o endereço www.educacao.mg.gov.br/ideb.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]