A diretoria de Meio Ambiente de Patos de Minas vem desenvolvendo campanhas para chamar a atenção da população e autoridades para o problema da falta de água na região. Com o período longo de estiagem desde o ano passado e perspectivas meteorológicas pouco animadoras para a quantidade de chuva em 2015, a pasta ambiental do Município, vem se desdobrando para mobilizar parte significativa da sociedade para com os cuidados e a racionalização da água tratada em Patos de Minas.
Desde novembro de 2013, a diretoria de Meio Ambiente, vem encaminhando recomendações a empresas, clubes de recreação, universidades, escolas, entidades, instituições públicas e privadas, além de condomínios, para a substituição de torneiras comuns, tipo convencional, por modelos de peças temporizadas. Torneiras estas que fecham sozinhas, promovendo a economia de água e a higienização das pessoas que frequentam lugares com grandes aglomerações.
Na semana passada, o diretor de Meio Ambiente, Civuca Costa, encaminhou memorando de nº. 008 de 6 de janeiro de 2015, recomendando ao diretor do Fórum "Olympio Borges", o Juiz de Direito, Dr. Tenório Silva Santos, que realize na parte hidráulica do Projeto Arquitetônico da construção das novas instalações do Fórum de Patos de Minas, situada no final da avenida Padre Almir, as intervenções para que medidas como a utilização de torneiras econômicas sejam garantidas no novo prédio da instituição forense.
O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal também encaminhou recomendações e sugestões sobre o mesmo assunto, para a direção da Câmara Municipal de Patos de Minas que está em fase de aprovação da construção da sede própria do Legislativo Patense, através de Ofício nº. 293 de 4 de dezembro de 2014. O Meio Ambiente também sugeriu e solicitou empenho da reitoria da UFU - Universidade Federal de Uberlândia para que sejam utilizadas as torneiras temporizadas em todo o Campus que será construído brevemente na região dos Trinta Paus, em Patos de Minas, através de Ofício nº. 303 de 10 de dezembro de 2014.
"São medidas simples, mas eficazes. Cada peça deste tipo de modelo de torneira poderá contribuir em curto prazo com uma economia significativa de água nos prédios e edificações novas e antigas. As torneiras funcionam como equipamento regulador do jato de água e à medida que as pessoas passam a utilizar este modelo econômico, mesmo sem querer, estarão contribuindo para a racionalização dos recursos hídricos no âmbito do Município. Só no caso da construção da nova sede do Fórum de Patos de Minas, serão usadas centenas de torneiras. A dica tanto serve para a economia financeira na hora na conta, quanto na economia de água nos locais adequados com torneiras temporizadas", observa Civuca Costa.
O prédio do novo Fórum da Comarca de Patos de Minas / MG, terá uma área construída de 7.502,08m², distribuída em 6 pavimentos, com capacidade total para instalação de 13 (treze) juízes. A edificação conta ainda com guarita, subestação e reservatório inferior, além de bicicletário, estacionamento para motos e estacionamento externo com capacidade para 108 veículos. A obra possui fundações em hélice contínua, estrutura em concreto armado, com lajes tipo "nervuradas", esquadrias em alumínio, fachadas com brises em alumínio e pintura tipo grafiato, pisos em granito e porcelanato, 2 elevadores, instalações elétricas, rede lógica, hidráulicas, de combate a incêndio e sistema de ar-condicionado com central de água gelada com capacidade de 140TRs.
Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]