Devotos de Santo Antônio levantaram cedo neste sábado (13) para pedir proteção ao padroeiro de Patos de Minas. Na Catedral que leva o nome do santo, a movimentação foi grande desde as primeiras horas do dia. A tradicional distribuição do “Pão de Santo Antônio” neste dia será feita de forma especial, acompanhada de água benta.
A devoção dos patenses à Santo Antônio surgiu antes mesmo da construção da cidade. De acordo com historiadores, Antônio da Silva Guerra e Dona Luiza devotos de Santo Antônio e proprietários da Fazenda “Os Patos” doaram, em 1826, uma grande extensão de terras ao santo e, em 1932, construíram a primeira capela, onde hoje está localizado o cruzeiro na Praça Dom Eduardo.
A pequena capela era ponto de encontro para os moradores das fazendas, que vinha de longe para participar das missas e dos festejos para Santo Antônio. A devoção ao Santo Casamenteiro cresceu e ele se tornou padroeiro da cidade, ganhando inclusive feriado municipal em 13 de junho.
Depois de uma manhã inteira de orações pelo santo, os devotos vão participar de missa e uma procissão pelas ruas do centro da cidade. Logo após a celebração, haverá distribuição de pães. A pastoral da solidariedade e a coordenação da Campanha do “Pão de Santo Antônio” prepararam 5 mil pães para serem distribuídos entre os devotos do padroeiro.
A Campanha do Pão de Santo Antônio é realizada há décadas em Patos de Minas e já se tornou uma tradição. De acordo com Marilda Cury, coordenadora da campanha, cerca de 7 mil pães são doados toda terça-feira, beneficiando mais de 400 famílias. Os pães chegam através de 600 doadores.
Para a celebração do dia do padroeiro, apenas um doador anônimo garantiu a distribuição de 1.000 unidades e 4.000 pãezinhos foram oferecidos pela Paróquia da Catedral. O restante foi adquirido pela própria igreja. Eles receberam uma embalagem especial em comemoração ao Dia de Santo Antônio.
Após distribuição dos pães, haverá movimentação de barraquinhas na Praça da Catedral. A Festa em louvor a Santo Antônio termina neste domingo (14) com um bingo. O dinheiro arrecadado será usado nas obras de reforma da Catedral de Santo Antônio.
Autor: Maurício Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]