O desrespeito também pode ser apontado como um dos fatores que prejudicam o trânsito de Patos de Minas. Nas portas das escolas, nos horários de chegada e saída dos estudantes, é possível perceber um festival de infrações. Os pais estacionam em local proibido, param em fila dupla e travam o trânsito no centro da cidade bem no horário de pico.

O problema pode ser observado em quase todas as escolas no centro da cidade. No Marcolino de Barros, quem chega primeiro ocupa os espaços destinados ao Transporte Escolar e às Vans, muitas vezes, são obrigados a parar no meio da rua, dificultando e até obstruindo a passagem de veículos na avenida Getúlio Vargas.

O desrespeito se repete no Colégio Nossa Senhora das Graças. Para não ter que andar alguns metros para apanhar os filhos, os pais de alunos desrespeitam a sinalização, param em fila dupla e aumentam os riscos de acidentes no local. A confusão na porta da escola se repete quase todos os dias.

De acordo com Júlio Ximenes, presidente da Associação dos Transportadores Escolares, falta fiscalização e os pais abusam. De acordo com ele, os espaços destinados às Vans do Transporte Escolar quase nunca são respeitados. Com os estacionamentos ocupados, eles são obrigados, também, a parar em fila dupla.

Depois de cometerem as mais diversas infrações nas portas das escolas, os pais que deveriam dar exemplo para os filhos, saem pelas ruas da cidade, fazendo com que o trânsito fique ainda mais confuso no horário em que o trânsito está mais complicado.