Foto: Frederico Rocha
A Orla da Lagoa Grande é um dos principais cartões postais de Patos de Minas, mas o descaso do poder público com este patrimônio está deixando a população preocupada. Os pedalinhos que faziam a alegria da criançada foram retirados, assim como os seguranças que tomavam conta do lugar durante o dia. O local está se transformando em ponto de encontro de vândalos e usuários de drogas.
No último ano de administração, o ex-prefeito Antônio do Valle revitalizou a Orla da Lagoa Grande. Através de um convênio com o Governo Federal foram instalados novas luminárias, um parquinho infantil, uma nova ponte de acesso à ilha e a construção de um deck com a colocação de pedalinhos.
Pouco mais de um ano depois, a situação é outra. Os pedalinhos foram levados para a manutenção e nunca mais voltaram. Sem a presença dos seguranças durante o dia, as crianças se divertem de outra forma, se arriscando na prática da natação nas águas poluídas da Lagoa Grande.
O Parquinho Infantil também já começa a apresentar problemas. No ano passado, quando os pedalinhos foram retirados pela segunda vez, a Prefeitura prometeu instalar banheiros e bebedouros para os usuários, mas o tempo passou e nada aconteceu. Ao invés disso, os aparelhos foram retirados.
Apesar da beleza do lugar já tem gente deixando de frequentar a Orla da Lagoa Grande. Um empresário da construção civil, que não quis se identificar, disse que parou de fazer suas caminhadas diárias por receio de ser assaltado. “Eu faço caminhada no início da noite e neste horário tem tanto usuário de drogas na Lagoa que dá medo”, concluiu.
A presença dos usuários de drogas na Orla da Lagoa Grande pode ser observada também durante o dia. É comum ver rapazes enrolando cigarros de maconha nos bancos das pracinhas que existem na Orla da Lagoa Grande e principalmente na ilha.
A Orla da Lagoa Grande está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Márcio Maciel, titular da pasta, informou que está buscando alternativas para resolver o problema. Ele disse que vai reativar os pedalinhos ainda esta semana. Para que isso aconteça deverão ser contratados salva-vidas para o local.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]